JUNHO DE 2016
LINHA DE MONITORIZAÇÃO PARA AVALIAR RESPOSTA DAS ESPÉCIES DE MOLUSCOS TERRESTRES ÀS AÇÕES IMPLEMENTADAS - AÇÃO D6
Foram implementadas, nas diversas áreas do projeto LIFE RECOVER NATURA, metodologias de trabalho que permitirão avaliar a resposta das populações de moluscos terrestres às ações que têm vindo a ser conduzidas (ex: erradicação de roedores e de plantas invasoras).
Esta linha de monitorização, que envolve a contagem de indivíduos presentes, será continuada mesmo após o término do projeto, de modo a que se possam observar os efeitos das medidas de conservação a longo prazo.
LINHA DE MONITORIZAÇÃO PARA AVALIAR RESPOSTA DAS ESPÉCIES DE FLORA ENDÉMICA ÀS AÇÕES IMPLEMENTADAS - AÇÃO D10
Foram implementadas, nas diversas áreas do projeto LIFE RECOVER NATURA, metodologias de trabalho que permitirão avaliar a resposta das populações das espécies importantes de flora endémica às ações implementadas. Este trabalho tem sido repetido anualmente, permitindo a avaliação do efeito das medidas implementadas na evolução das áreas de distribuição e abundância relativa.
VISITAS AO ILHÉU DO FAROL - Ponta de S. Lourenço
Tem curiosidade em conhecer o Ilhéu do Farol, na Ponta de São Lourenço?
Desde maio de 2016, no âmbito do projeto LIFE RECOVER NATURA, ao visitar a Ponta de São Lourenço poderá também conhecer o Ilhéu do Farol!
Para mais informação contacte o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
JUNHO DE 2016
PROJETO MYSTIC SEAS VISITA ILHAS DESERTAS
No passado dia 22 de junho, investigadores do grupo de trabalho do projeto MYSTIC SEAS visitaram a Reserva Natural das Ilhas Desertas. Nesta visita, estes investigadores tiveram contacto com o trabalho regular efetuado nestas áreas com as espécies e habitats únicos da flora e fauna deste local, nomeadamente as ações em curso de recuperação e conservação ao abrigo do projeto LIFE RECOVER NATURA.
VISITA ÀS ILHAS DESERTAS
No passado dia 17 de junho, as Ilhas Desertas receberam a visita de um grupo de 20 alunos e professores da Escola Secundária de Jaime Moniz. Esta visita, realizada ao abrigo do projeto LIFE RECOVER NATURA, permitiu a este grupo dar a conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido nesta Reserva Natural no âmbito deste e de outros projetos.
O Programa LIFE+, instrumento financeiro para o ambiente, foi estabelecido pelo Regulamento (CE) N.º 614/2007 do Parlamento Europeu e do Conselho de 23 de Maio de 2007, com vista a contribuir para a execução, a actualização e o desenvolvimento da política e da legislação ambiental da Comunidade, incluindo a integração do ambiente noutras políticas.
É uma iniciativa da Comissão Europeia, sendo a respectiva gestão da sua responsabilidade. Os projetos financiados pelo LIFE+ devem ser:
- deinteresse comunitário, contribuindo significativamente para alcançar o objetivo geral do LIFE+;
- técnica e financeiramente coerentes e viáveis, bem como rentáveis;
- projetos de melhores práticas ou de demonstração, relacionados com a execução da Diretiva Aves ou da Diretiva Habitats;
- projetos inovadores ou de demonstração, relacionados com os objetivos ambientais da Comunidade, incluindo o desenvolvimento ou a divulgação de melhores práticas, de conhecimentos técnicos ou de tecnologias.
O projeto LIFE RECOVER NATURA (LIFE12/NAT/PT/000195), que irá decorrer entre 2013 e 2017, apresenta um orçamento total de 1.344.044€, co-financiado em 49,02% (658.798€) pelo Programa LIFE+ da Comissão Europeia.
A Rede Natura 2000 é uma rede de zonas de proteção da natureza à escala da União Europeia criada ao abrigo da Diretiva «Habitats» de 1992. O seu objetivo é garantir a sobrevivência a longo prazo das espécies e dos habitats europeus mais valiosos e ameaçados.
O reconhecimento da necessidade de uma rede deste tipo foi uma resposta à destruição e fragmentação maciças de habitats selvagens nas décadas que antecederam 1992.
![]() |
||
![]() |
Quinta do Bom Sucesso Caminho do Meio 9064-512 Funchal |
|
![]() |
+351 291 214 360 | |
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |